top of page
Biografia Profissional

Espontânea

Pró-Ativa

Comunicativa

Relacional

Eu sou Deborah Santos Fraga...​

Nascida no interior da Bahia, também conhecida como “Princesinha do Sertão”, Feira de Santana é uma cidade com mais ou menos 600.000 mil habitantes que vive de um forte comércio, zona industrializada e agropecuária da região. Cortada pelo Rio Jacuípe a cidade é o maior entroncamento rodoviário do Norte e Nordeste do país e possui cinco grandes avenidas que dividem a cidade: Av. João Durval, Senhor dos Passos, Getúlio Vargas, Presidente Dutra e Av. Maria Quitéria. Esta última guarda toda minhas lembranças de infância e início da adolescência, como também já na vida adulta fez parte do convívio no mercado de trabalho em período de parceria a financiamentos e comercialização de veículos, ramo hoje que domina maior parte deste local.
Muito comunicativa e relacional desde pequena, assumi que assim que terminasse o segundo grau, começaria a trabalhar para ajudar com algumas despesas e na melhoraria das condições financeiras. Filha única, de pai falecido em meus 15 anos provocado  por infarto devido insuficiência renal, minha família agora era composta por tão somente minha mãe e eu.


Em 1997 ingressei em uma loja de moda (Artzorra), localizada na Av. Senhor dos Passos, onde experimentei os primeiros contatos com a vida comercial de vendas interna. Com ajuda da equipe fui treinada não só a vender más a oferecer um excelente serviço no atendimento ao cliente. Com isso fui levada a interessar-me mais por este mercado e saí em busca de novas oportunidades invisíveis pelo comércio de minha cidade.
Meses depois (98), trabalhando como autônomo começo numa agência de Publicidade (Zás Propaganda) a tratar das vendas dos veículos de comunicação da mesma e prospectar clientes (porta em porta) neste novo segmento. Paralelo a esta função inicio trabalhos corriqueiros de publicidade (TV, fotos, Feiras, eventos, recepcionistas) como um extra no orçamento de fim de mês. Neste mesmo ambiente de trabalho, tive o prazer de conhecer uma grande alma (Hildelbrando Santana), que me orientou durante longos anos em minha caminhada profissional e pessoal, acrescentando de forma substancial na maturidade de meu desenvolvimento relacional.


Entre 98 e 2000, ainda tive experiência com a área de vendas de veículo e telecomunicação, onde foram adicionadas muitas informações ao meu caráter comercial, e com elas muitas oportunidades em segmentos semelhantes, que por fim deram início ao meu primeiro trabalho oficial dentro de uma carreira profissional.
Contratada pelo FINASA (financeira do Banco Mercantil de São Paulo) deu-se início a minha carreira como Gerente de Negócios em crédito automóvel na cidade, representando nas concessionárias e revendas de veículos a intermediação das negociações financeiras na concessão de crédito.


Cuidando de Perfis individuais (PF) e corporativos (PJ) no cumprimento mensal de objetivos e metas da organização, responsabilizava-me por vários processos dentro da função exercida: Captação e prospecção de novos clientes, cadastro e registro, criação de parcerias comerciais através de acordos legais, análise do perfil do cliente, Checagem da veracidade das informações fornecidas, Confirmação da documentação original, realização de Feirões de veículos dentre outras tarefas inerente à execução dos serviços.
Entre 2000 e 2003, atuo em mais um banco no mesmo segmento desta atividade, porém com a responsabilidade de ingressar no mercado do interior para Unibanco Financeira, enraizando assim minha verdadeira paixão pelas finanças e gosto pelas transações que envolviam as atividades em negócio.
Em meio do ano de 2003, sigo rumo a uma experiência internacional tanto na vida pessoal como profissional e me caso aos 23 anos de idade com um português, indo viver a cidade dos vinhos a cidade do Porto. Localizada ao Norte de Portugal, O Porto é uma cidade com seus 15 graus durante o período do ano, e possui uma população de aproximadamente 560.000 mil habitantes que vive da Industrialização e das grandes produções de Vinho e Azeite do País. Cortada pelo romântico rio Douro que abriga em suas margens, plantações de grandes produtores de uva para produção da riqueza deste vinho consagrado internacionalmente de sabor adocicado e encorpado que é o vinho da região.


Em ritmo as novas descobertas geográficas e de íntimo profissional, grandes aprendizagens culturais e sociais foram somadas a esta grande caminhada. Lidar com as adversidades sociais e urbanísticas, desencontros culturais, descriminação ao imigrante, adaptação e aceitação aos novos costumes (valores, crenças, religião, pronúncia, hábitos), regras e normas sócio-políticas, ritmo de vida... Tudo isso contribuiu para meu maior tesouro pessoal que viria refletir posteriormente com a maturidade nas minhas novas experiências.


Engajada em apresentar-me ao mercado internacional, elaborei o mais novo currículo para distribuir, roupas alinhadas e busquei incansavelmente através dos meios de comunicação candidatar-me as novas oportunidades de trabalho no local.
Desestimulada por uma corrente de “não” por fim em muitos meses, fui convidada (familiar) a trabalhar em uma fábrica de montagem de bicicletas num município de Serzedo próximo ao Porto, onde começaria pela linha de montagem, chegando finalmente a trabalhar no departamento logístico da organização. Como Agente de Aprovisionamento atuava na área de compras e ajudava na execução de pequenos serviços inerente ao setor.


Mais tarde em 2006, regresso ao Brasil e em pouco tempo volto a trabalhar no mesmo segmento bancário (Santander) que anteriormente, e assim restabeleço-me mais uma vez no país. Por infortúnio pouco tempo depois da nova contratação O Santander demite mais de 250 funcionários da instituição dentre estes “eu”.
Assim, levada por projetos pessoais antigos, decido fundar minha própria organização a “Investcar soluções em financiamentos” e dou o pontapé inicial ao desejo antigo de empreender meu próprio negócio.
Aproveitando o Know-how de alguns anos de serviço em operações financeiras, desenvolvo atividade inicialmente com financiamento e comercialização de veículos automotivos. Com algumas parcerias, altero a sede para o centro da cidade e com a mudança trago ideias para projeto desenvolvidos para área de consignado em crédito pessoal.


A pequena loja era um sonho feito real, com decoração própria, publicidade personalizada, equipe treinada, ambiente agradável e empreendedor. A Investcar “soluções em Financiamentos” era a filha que ainda então não havia sido gerada e tinha toda minha energia e concentração no desenvolvimento de seus serviços.

 

Formada por uma equipe de três funcionários internos treinados e um grupo de profissionais liberais de outros setores (8), sua dinâmica girava em torno da venda de motocicletas, carros e caminhões, bem como financiamento e seguro dos bens adquiridos. Sozinha na sociedade deste negócio realizava todas as funções inerentes ao papel do Administrador, Comercializador, divulgadora, promotora, contadora... Uma multifunções de tarefas, também conhecida no mercado como uma profissional polivalente, ou plural em suas ações. Por se tratar de um negócio pequeno e em fase de expansão, não era possível a contratação de muitos funcionários e assim a centralização de poder  era inevitável apesar das divisões de tarefas bem executadas.

 

Em meio a projetos de implantação de novos serviços e curso de empreendedorismo (EMPRETEC), sou sacudida com a notícia internacional do “BUM” financeiro nos EUA que abala todo mercado mundial, incluindo o andamento da minha organização que vivia de créditos financeiros também. A crise “Suprime” como ficou conhecida, desestabilizou a concessão de créditos e desencadeou o fechamento e fusão nos segmentos bancários, seguradoras e imobiliárias (EUA). Assim, com o mercado amarrado para desenvolver e sem clientes suficientes para trabalhar, decidi encerrar o negócio na incerteza da estabilidade produzida pela economia.


Assim, com o ramo abalado, sigo por outros caminhos instalando-me no ramo de vendas de equipamento hospitalar (Cardioservice) visitando, vendendo e divulgando os serviços da empresa por toda Bahia. Paralelo a nova função e levada pela insegurança,inscrevo-me numa candidatura a uma bolsa fornecida pela União Europeia com intenção de investir na vida acadêmica.
Dentro de um ano sou selecionada ao curso de Gestão de Turismo em Portugal, precisamente em Vila nova de Gaia, cidade vizinha ao Porto e ingresso no IESF (Instituto de Ensino Superior Fiscais e Financeiros) em regime integral, na realização de mais um sonho alcançado.


Diferente da primeira experiência internacional, desta vez estou contagiada pelo ânimo do novo desafio, porém acompanhado do apoio  familiar e de pessoas que num futuro não muito longe, funcionam como minhas pernas para trilhar esta nova caminhada. Anjos (Laura, Margareth e Lurdes) que são colocados em nosso destino para torná-lo mais otimista e animador e fazer desta jornada menos pesada do que pareceria. Neste curso estagiei no Hotel Porto Sheraton & Spa na recepção e aprendi as tarefas desenvolvidas neste tipo de serviço.


Em 2011 formei-me em Portugal e em 2012 tive o prazer de estudar o catalão na cidade mais formosa da Espanha, minha paixão pessoal “Barcelona”. Capital da Comunidade Catalã,ela fica localizada ao Leste de Espanha e banhada pelas belíssimas águas mediterrâneas. É uma cidade enriquecida pelo turismo, devido as grandes obras arquitetônicas e pela multi pluralidade cultural encontrada nela. Desde o medieval a o que a de mais moderno, Barcelona concentra todas as características pitorescas para se tornar um dos lugares mais agradáveis para se viver. Aqui, estudei na CNL (Centro Neurolinguístico de Línguas) o idioma desta região, e pude aperfeiçoar o Castelhano (Espanhol) que já conhecia por ensinos em curso no Brasil. Povoada por muitos imigrantes a cidade possui uma diversidade em seus contrastes étnicos e através destas diferenças a torna encantadora para viver. Aqui pude conhecer pessoas de vários lugares do mundo como: México, Colômbia, Peru, República Dominicana, Itália... Era o momento mais enriquecedor desta nova jornada.


Em 2012 regresso para o Brasil a cidade de São José dos Campos em São Paulo e recomeço do zero minha busca por oportunidades na área de turismo, tentando pôr em prática todas as informações adquiridas pelo percurso na formação em Gestão de Turismo na Península Ibérica.


Em Setembro deste mesmo ano, ingresso na maior empresa de turismo do Brasil com mais de 700 agências espalhadas por todo Brasil e desenvolvo as atividades inerentes ao Agente de Viagem realizando um dos sonhos mais cobiçados das pessoas que é realizar um passeio turístico em algum lugar no mundo. Criar pacotes de viagem nacional e internacional (Cruzeiros, Hospedagem, transporte, receptivos), projetos e planos, com fins de lazer é uma venda que nos leva a concretizar junto com o cliente a realização de seu sonho de paraíso.


Assim, preparando-me para os grandes eventos que sucederão no país (Copa e Olimpíadas) investi em informações do meio turístico comercial como forma de atualizar os segmentos que estariam sofrendo mais investimentos em empreendimentos, e direcionei-me a contatos que possam colocar-me na linha de frente da área Comercial externa, onde o relacionamento e trato com o cliente se confirmaram na minha grande paixão.

Leal

bottom of page